Grécia pode se tornar um dos maiores resorts litorâneos da Europa


A Grécia saudou nesta quarta-feira (4) a decisão tomada por arqueólogos experientes de permitirem, sob condições, a construção de um grande projeto turístico em Atenas, dizendo que a medida abre caminho para o país transformar o local em um dos maiores resorts litorâneos da Europa.
O projeto de € 8 bilhões no local do aeroporto desativado de Hellenikon é um dos principais itens do pacote internacional de ajuda financeira concedido à Grécia, e está sendo acompanhado com atenção por seus credores e por investidores em potencial do país em crise.
Em 2014, a empreiteira grega Lamda assinou com o Estado um contrato de aluguel de 99 anos pela área de 620 hectares, que já abrigou o aeroporto de Atenas. Mas o empreendimento vem enfrentando atrasos, em parte devido a uma disputa antiga entre a companhia e aqueles que temem que a obra destruirá o meio ambiente e a herança cultural.
Depois de três reuniões inconclusivas nas últimas semanas, o Conselho Arqueológico Central, um organismo consultivo, recomendou na terça-feira (3) que cerca de 30 hectares do terreno contemplado pelo projeto sejam declarados um sítio arqueológico.
“A decisão é boa”, disse o vice-ministro da Economia a cargo dos investimentos, Stergios Pitsiorlas, à Reuters. “O fato de uma área pequena ser declarada de interesse arqueológico blinda o processo todo de futuros litígios.”
Pitsiorlas disse que, graças à recomendação, os arqueólogos terão uma supervisão mais atenta do trabalho de construção.
Acredita-se que o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, cujo partido de esquerda se opôs fortemente ao projeto antes de chegar ao poder em 2015, agora esteja ansioso para implantar o acordo para ajudar a fortalecer a atividade econômica e reduzir o desemprego, o mais alto da zona do euro.

Post a Comment

Obrigado por comentar aqui... breve te respondo. abraços

Postagem Anterior Próxima Postagem