Sem casa e na lista vermelha: subida do nível do mar coloca dragão-de-Komodo em risco de extinção

 

As mudanças climáticas ameaçam a existência de alguns animais e o dragão-de-Komodo é agora oficialmente um deles. A espécie entrou na lista vermelha de animais em risco de extinção devido ao aumento do nível do mar.

A inclusão do maior lagarto do mundo na chamada "Lista Vermelha" foi feita pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), que mantém atualizada a relação de animais ameaçados de extinção. A atualização foi feita no Congresso de Conservação Mundial realizado neste mês em Marselha, na França.

O mais recente levantamento da IUCN reúne 138.374 espécies de plantas, animais e fungos, dos quais mais de um quarto estão atualmente ameaçados de extinção. Atualmente, 33% dos anfíbios, 26% dos mamíferos e 12% das aves estão ameaçados de extinção.

Maior do mundo

Natural da Indonésia, o dragão-de-Komodo é conhecido por ser o maior lagarto do mundo, podendo chegar a 3 metros de comprimento e pesar até 160 quilos. Com população em declínio, atualmente há apenas 1.383 animais adultos no mundo.

Segundo a IUCN, nos próximos 45 anos o aumento do nível do mar pode reduzir cerca de 30% do habitat natural da espécie. Isso poderia comprometer a manutenção e reprodução desses animais, uma vez que seus hábitos não incluem viver em locais cuja altitude esteja acima de 700 metros do nível do mar.


Ameaça às espécies marinhas

O aumento do nível do mar também pode afetar espécies marinhas, mas ainda não é possível precisar o impacto. Por isso, a IUCN está intensificando o monitoramento de como corais e caramujos de águas profundas, para ver como eles são afetados.

"As espécies oceânicas tendem a ser negligenciadas porque estão debaixo d'água e as pessoas realmente não prestam atenção ao que está acontecendo com elas", disse Craig Hilton-Taylor, chefe da unidade da Lista Vermelha da IUCN, à Reuters.

G1

Post a Comment

Obrigado por comentar aqui... breve te respondo. abraços

Postagem Anterior Próxima Postagem