13 lugares para você visitar antes deles sumirem do mapa

Lugares incríveis ao redor do planeta estão ameaçados de desaparecerem de uma vez por todas e não tenha dúvida que o ser humano tem tudo a ver com essa tragédia. A explicação para esses sumiços são sempre os mesmos e, se for pensar, uma coisa leva a outra: aquecimento global, poluição, destruição pelo homem e por aí vai. 

Vamos orar para que aconteça algum milagre e esses lugares continuem firmes e fortes. De qualquer forma, que tal programar suas próximas viagens seguindo essa lista? Confira:


Floresta Amazônica, América do Sul
Localizada em 9 países da América do Sul, já faz tempo que a maior floresta tropical do mundo corre sérios perigos. Considerada o pulmão do Planeta Terra, o local sofre diversas depredações e abusos, como desmatamento, extração de recursos naturais e uso indevido do solo (gado, plantações, entre outros). Se continuar nesse ritmo e nada for feito, além de um dos ecossistemas mais ricos do mundo ser extinto, a temperatura do planeta ainda vai aumentar. 
Macchu Picchu, Peru
A cidade perdida dos Incas, Macchu Picchu, é uma das importantes relíquias desse enorme império pré-colombiano. O conjunto de construções, datados da segunda metade do século 14, apresenta praças, santuários, fontes, torres, tumbas, residências. Tudo em meio às montanhas verdes da cordilheira peruana. Uma das 7 maravilhas do mundo moderno corre risco de desabar devido à localização geográfica, à idade das construções e às décadas de turismo desregrado. Por isso, estipulou-se um limite de 2.500 visitantes por dia e todos cuidados devem ser tomados para não degradar ainda mais esse patrimônio mundial.
Galápagos, Equador
Shutterstock
Galápagos, Equador
O arquipélago é um conjunto de treze ilhas a mil quilômetros na costa Pacífica do Equador e, desse conjunto de ilhas, apenas quatro são habitadas. De acordo com a lista da ONU de Patrimônio Mundial, o arquipélago está entre lugares preciosos que estão ameaçados pelo turismo. Bom, numa dessas talvez seja melhor nem ir, né?
Parque Nacional Glacier
Parque Nacional Glacier
Um dos lugares mais impressionantes do mundo, o Parque Nacional dos Glaciais, na Argentina, também apresenta uma mudança climática grande e a cada ano ele diminui mais e mais de tamanho. Glaciares ou geleiras são massas de gelo que se formam nas regiões mais frias do planeta, transformando a paisagem em um verdadeiro espetáculo. Com o aumento de temperaturas e o aumento das águas dos oceanos, essas camadas de gelo tendem a diminuir com o passar do tempo. 
Madagascar, África Oriental
Madagascar, África Oriental
Madagascar é uma ilha localizada próxima ao continente africano e que abriga uma grande variedade de árvores e animais. Aquelas árvores lindas chamadas Baobás que são encontradas por lá estão sofrendo fortes ameaças. Tudo porque as florestas da ilha estão sendo destruídas pela exploração madeira. Aliás, a caça também é um grande problema, afetando os lêmures e os outros animais. Que pena! 
Veneza, Itália
Veneza, Itália
Veneza é um dos destinos mais românticos e cobiçados da Itália, parte de seu charme deve-se a sua localização: em meio às águas da Lagoa de Veneza. Por ser uma cidade banhada pelo mar e rodeada por canais, a inundação acontece com frequência. O aumento da maré cresce a cada ano e ninguém sabe ao certo por quanto tempo a cidade mais romântica do mundo ficará acima da água.
Bagan, Mianmar
Bagan, Mianmar
Bagan fica localizada em uma região mais árida de Mianmar - o que remete bastante ao sertão brasileiro, se não fossem as incríveis obras imponentes que habitam o local. O Mar de Templos - que chegam até 2 mil (!) - atrai cada vez mais a atenção dos turistas. Devido à idade das construções e a localização geográfica do país (próximo as extremidades da placa tectônica indiana), os Templos de Bagan estão em vulnerabilidade e correm o risco de desmoronar ao longo dos anos.
Halong Bay, Vietnã
Halong Bay, Vietnã
O Vietnã possui lugares capazes de fazer qualquer um se apaixonar. Um desses locais é Halong Bay, que, literalmente, significa “baía onde desceu o dragão”. É Patrimônio Mundial da Unesco e situa-se na província de Quàng Ninh. Há muitos anos já se percebe mudanças ecológicas na região devido às vilas de pescadores sobre as águas, à pesca em grandes proporções e, é claro, ao turismo. Para barrar a deterioração desse patrimônio mundial da UNESCO, algumas medidas vêm sendo tomadas pelo governo vietnamita. 
Taj Mahal, Índia
Taj Mahal, Índia
Um dos maiores símbolos de uma história de amor - o Taj Mahal, na Índia - está condenado ao desgaste do tempo. Quem poderia imaginar que o mausoléu de mármore mais conhecido do mundo pode fechar em alguns anos? A poluição do ar está acabando com o prédio e já foram investido mais de R$250 milhões na preservação. A medida, porém, não tem adiantado muito.  
Mar Morto, Oriente Médio
Mar Morto, Oriente Médio
Mar Morto, no Oriente Médio, recebe esse nome pela quantidade elevada de sal, o que faz com que os corpos boiem ao entrar lá. Acontece que esse ponto turístico está ameaçado, já que suas águas abaixam um metro por ano e, segundo cientistas e pesquisadores, a tendência é só piorar. Se ninguém fizer nada, ele simplesmente vai desaparecer do mapa. 
Ilhas Maldivas
Ilhas Maldivas
Quem nunca sonhou em se hospedar nos bangalôs mais famosos do mundo? No Oceano Índico, ao sudoeste do Sri Lanka e da Índia estão as Maldivas, um conjunto de 1.196 ilhas que guardam incríveis resorts 5 estrelas em meio ao oceano. A Ilha Kurumba, que tem a menor nação do mundo, pode ser o primeiro país a ser inundado pela elevação do nível do mar causado pela mudança climática. As praias do país já estão em risco e em breve poderá ser um país inóspito.
Grande Barreira de Corais, Argentina
Grande Barreira de Corais, Argentina
Com mais de 1200 quilômetros da costa oriental da Austrália, a Grande Barreira de Corais é considerada uma das maravilhas naturais mais importantes do mundo - tanto visualmente quanto para o planeta. Com o aumento das temperaturas, da poluição, e os constantes ciclones que atingem a barreira, o recife corre risco de ser destruído, alterando permanentemente as condições dos oceanos. 
Grandes Muralhas da China, China
Grandes Muralhas da China, China
Construída durante dois milênios, a Grande Muralha da China já foi símbolo de proteção do país e hoje é um dos pontos turísticos mais visitados do país, sem mencionar que é uma das Sete Maravilhas do Mundo! Além da erosão natural causada pelo vento, os quase 9 mil quilômetros de extensão tornam o monitoramento extremamente difícil, fazendo de seu maior atributo, uma dificuldade. Sem a possibilidade de fiscalização intensa, o vandalismo e a venda ilegal de tijolos vêm ameaçando a estrutura da muralha.
GuiaDaSemana

1 Comentários

Obrigado por comentar aqui... breve te respondo. abraços

Postar um comentário

Obrigado por comentar aqui... breve te respondo. abraços

Postagem Anterior Próxima Postagem